segunda-feira, 21 de setembro de 2009

IMAGENS DO FUTURO - OURO BRANCO E BARÃO DE COCAIS






Este projeto realiza, em outubro, novembro e dezembro de 2009, nas cidades históricas de Ouro Branco e Barão de Cocais, cursos teórico-práticos para 30 professores da rede pública de ensino, visando a produção de 6 vídeos de 5 minutos, a partir do tema educação patrimonial, retratando as questões de preservação e conscientização do patrimônio histórico da região.



Para a captação de imagens serão utilizadas equipamentos de mídias móveis (telefones celulares). As oficinas de vídeo objetivam promover o diálogo entre a comunidade e órgãos oficiais responsáveis pelo patrimônio cultural, propiciando um intercâmbio dos conhecimentos acumulados sobre esses bens; elaborar uma estratégia que ajude a propagar o desenvolvimento de agentes culturais descentralizadores dos processos de criação artística; incentivar ações artísticas de propostas inovadoras e pesquisas de linguagens audiovisuais. O projeto, além de envolver os 30 professores selecionados para o curso, pretende atingir cerca de 1000 alunos da rede pública ao oferecer a estes o protagonismo de ações difusoras da necessidade de preservação patrimonial, ao municiá-los de celulares para o registro sintético de bens culturais, históricos ou ambientais eleitos por eles mesmos.


O projeto das oficinas de vídeo IMAGENS DO FUTURO foi aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da VIVO.