segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

População assiste vídeos realizados por funcionários da prefeitura

População assiste vídeos realizados por funcionários da prefeitura
por Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Ouro Branco

16/12/2009



população assistindo os videos

Na comemoração de 56 anos de emancipação política administrativa do município, Ouro Branco exibiu vídeos que registraram os patrimônios culturais da cidade. Os vídeos foram produzidos por funcionários públicos que participaram da oficina "Imagens do Futuro", realizada no Pitur-Posto de Informações Turísticas.

Os documentários foram feitos através de aulas teóricas e práticas, e o aparelho de celular foi o recurso digital mais utilizado para a realização dos vídeos de curta-duração. Os quatro temas escolhidos foram: A Serra do Ouro Branco, A fazenda das Carreiras, O Povoado de Itatiaia e a Cerâmica Saramenha.

Bellini Andrade, coordenador geral das oficinas declarou que suas expectativas sobre o curso foram atendidas. "Após assistir os vídeos concluídos, percebo que minha expectativa de mudar o olhar dos participantes da cidade sobre os patrimônios que a cidade reserva mudou. Agora podemos repassar para a população um pouco da história e cultura de Ouro Branco, que muitas vezes essas potencialidades passam despercebidas por muitas pessoas", ressaltou.

A Bibliotecária Clenice Batista mudou seu olhar em respeito a Ouro Branco através da oficina. "Aprendi muito com a oficina, e meu olhar sobre os patrimônios culturais mudou totalmente. Também podemos gravar coisas maravilhosas através de um aparelho de celular. Participar do curso foi muito gratificante", confirmou.

Os participantes do curso receberam certificado após a conclusão dos vídeos, que serão utilizados para incentivo á preservação e conscientização da população sobre os patrimônios culturais de Ouro Branco.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DÉCIMO DIA - 07.12

Entrega de certificados de conclusão da oficina de vídeo Imagens do Futuro - introdução à linguagem e à produção audiovisual com mídia móvel - Turma de Ouro Branco.
















Entrega de certificados.

sábado, 5 de dezembro de 2009

SOBRE A REDE VIVO LAB

Vivo Arte.mov
Marginalia Lab
Webvisão - Fábrica do Futuro
Eletronika
MVMob
Imagens do Futuro
Marzagão em Cena
REPIA
Rede Criativa Inhotim

rede Vitor Santana Conexão Sarah Faria difusão Juliana Leonel Colaboração Juliano Kibe Pesquisa Francele Cocco Formação Gustavo Jardim Interatividade MIP Educação Midiática Guilherme Lessa rede Fred formação Bruno Mahais Furtado pesquisa DUO Informação e Cultura interatividade Gustavo Baldez audiovisual Regina Mota tecnologia Artur De Leos experimentação David Bemfica mobilidade Aluizer Malab colaboração Djalma Dutra conexão Thales Maia difusão Fabiano Fonseca formação Karol Borges pesquisa Bruno Abadias audiovisual Karina Ribeiro experimentação Henrique Marques mobilidade Ana Simões tecnologia Janaina Melo interatividade Bellini Andrade colaboração Gabriel Fonseca Rede Fernanda Miranda conexão Babi Piva difusão 88 Bernardo Vaz formação Beth Sanna pesquisa Guilherme Almeida audiovisual César Piva experimentação Karla Guerra mobilidade Américo Sobrinho tecnologia Geisa Marinho interatividade David Azevedo rede Clarice Alvarenga colaboração Wagner Merije conexão Gabriel Bilig difusão Danilo Marinho formação Cláudio Santos pesquisa


A Emvideo iLHA dE ManhaTTan está presente no Rede Vivo Lab, plataforma on line desenvolvida pela Vivo. A produtora participa da iniciativa com o projeto Oficinas de Vídeo Imagens do futuro – introdução à linguagem e à produção audiovisual.

Para o portal da Rede Vivo Lab convergem múltiplas experiências, conceitos, protagonistas e eventos com vistas a desacomodar e a desautomatizar o olhar do sujeito sobre a sociedade contemporânea.

O Vivo Lab agrega projetos baseados na conectividade e na cultura da mobilidade, com o propósito de fomentar atividades em rede. Este espaço virtual contempla iniciativas reais de formação, pesquisa e experimentação artística, a partir da manipulação da linguagem audiovisual e das tecnologias digitais. O programa estimula ativistas culturais a desenvolver e compartilhar, de maneira colaborativa, novas formas de expressão e novos conteúdos.

Gestão de idéias. Este conceito permeia a Rede Vivo Lab.

Comitê Gestor
Aluizer Malab – Coordenação Executiva
Cesar Piva – Coordenação de Rede
Rodrigo Minelli – Coordenação Artística

Gerencia de Cultura Vivo
Marcos Barreto - Gerente
Fabrício Santos
Rosana Magalhães
Tela Fonseca
Luciana Costa
Fernanda Freitas

Coordenação Executiva
Patrícia Lamego

Núcleo Administrativo e Financeiro
Mallab Produções

Núcleo Jurídico
Artmanagers
Drummond & Neumayr Advocacia

Núcleo de Projetos
Daniel Perini

Núcleo de Comunicação
Gustavo Sampaio

Desenvolvimento da Plataforma Eletrônica
Cláudio Santos – Voltz
Guilherme Lessa e Binho Barreto
Equipe Fábrica do Futuro

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Agência Webvisão entrevista projeto Imagens do Futuro

02/11/09 Agência Webvisão entrevista projeto Imagens do Futuro (Notícia)

Após uma noite chuvosa, onde a cidade pela manhã ainda enfrentava o trânsito resultante de alagamentos e árvores caídas, chegamos na sede da EmVídeo para encontrar Beline e Marcos responsáveis pelo projeto Imagens do Futuro.

Claro que antes da visita procuramos conhecer um pouco da história do projeto e da própria Emvídeo, nos divertimos muito conhecendo os projetos deles no blog . Vale a visita, os textos são geniais e o humor da equipe impagável.



Na sala de reuniões, onde a mesa quadrada multicolorida combina com o ventilador de teto conversamos com Beline e Marcos na missão de compreender o processo do projeto e os conceitos que norteiam seu desenvolvimento e execução.

A trajetória e concepção da Oficina de vídeo “Imagens do Futuro” começou quando a Emvideo promoveu, junto ao projeto Trem da Vale em Ouro Preto e Mariana, oficinas de registros audiovisual dos patrimônios históricos que rodeavam as duas cidades e também coletando depoimentos de moradores no registro da história oral. Efetuando um rico trabalho que resultou em instalações audiovisuais nas estações destas cidades.



A partir desta experiência acumulada foi desenvolvido um novo projeto que complementasse este trabalho de educação patrimonial e audiovisual na formação de um olhar sobre o patrimônio para promover o reconhecimento. O foco agora é levar a ação para outras cidades e promover a multiplicação do proposta investindo na capacitação de professores da rede publica municipal para promover atividades com os alunos dentro de sala de aula. Uma perspectiva interessante que amplia o alcance da ação que espera chegar a 1000 pessoas através dos 30 professores participantes.

Neste contexto, no ano de 2009, as oficinas irão acontecer nas cidades de Ouro Branco e Barão de Cocais, escolhidas pelo rico acervo patrimonial, material, imaterial e natural. As prefeituras das cidades se tornam parceiras do projeto no apoio na seleção dos participantes e na seção do espaço utilizado para os encontros. A oficina nas duas cidades alterna momentos teóricos e práticos acerca dos temas, primeiramente os participantes conhecem um pouco mais afundo os conceitos sobre o patrimônio cultural na aula inaugural com a especialista Josanne Guerra em patrimônio cultural, depois os participantes debatem quais temas serão abordados em um debate coletivo. A linguagem audiovisual, o argumento e produção de roteiro, são o passo seguinte onde ocorre o primeiro contato com os equipamentos de captação e edição de imagens e técnicas de abordagem da produção Audiovisual. Por fim os participante vão para campo gravar para posteriormente editar o material.



Todo este processo dura 15 dias, as oficinas acontecem nos dias 19/10 a 06/11 em Barão de Cocais e de 12/11 a 02/12 em Ouro Branco. Como Informa a Yasmini da DUO cultura responsável pela gestão do projeto.

A jogada de mestre é que o projeto não acaba com o fim das oficinas, como seria o usual, ocorre ainda um retorno para acompanhar como os conhecimentos adquiridos estão sendo aplicados em sala de aula e também para avaliar os resultados junto aos participantes. O blog do projeto, que está em fase de desenvolvimento, é a ferramenta que promove a interação entre os participantes das duas cidades e também a continuação da oficina uma vez que os professores e alunos continuam a postar novos vídeos, todos os participantes poderão comentar os vídeos e trocar experiências formando uma rede de realizares unindo inclusive as cidades onde o projeto já acorreu.

O papo terminou com mais papo, interessados nas atividades da Emvídeo perguntamos quais projetos estão em execução, conhecemos os projetos “Série D”, “Os Contratadores”, “Babel” e “Todos os Sentido”, que também estão no blog da Emvideo Ilha de Manhattam junto com uma série de textos e idéias espetaculares. Foi uma manhã muito boa apesar do caos urbano, saímos da entrevista muito satisfeitos e estimulados para encontrar o próximo projeto.

NONO DIA - 01.12

Conteúdo / Atividade Encerramento da Oficina Metodologia de Trabalho Apresentação e exibição dos vídeos entre os alunos do curso. Reflexões e discussões a respeito dos vídeos realizados, das possibilidades de uso do vídeo enquanto instrumento de conscientização a respeito do patrimônio cultural. Orientadores Bellini Andrade, Mateus Brandão, Josanne Guerra Simões, Leonardo Souza. Encerramento da 1a. fase da oficina em Ouro Branco com a exibição, para todos os participantes, dos 4 vídeos produzidos. Após a exibição, foram feitos comentários e análises dos videos. Os alunos, que são profissionais das áreas de educação e cultura do município, receberam os telefones celulares para a execução da 2a. etapa, que consiste em replicar os conhecimentos e conceitos adquiridos durante a oficina. Os participantes da oficina ficarão com os aparelhos até o dia 7 de dezembro. Nesse período, eles irão orientar e acompanhar jovens estudantes do município em atividades de registro audiovisual de patrimônios culturais não contemplados durante o curso. Pretende-se, assim, despertar um novo olhar e interesse da população sobre o patrimônio local.

Vídeo sobre a cerâmica saramenha:

CERÂMICA SARAMENHA - ARTE E OFÍCIO

EQUIPE
Ana Lúcia Morais
Elisa dos Santos
Elmo Alves
Gracielle Marques

TRILHA SONORA
A correnteza
(Canto do povo de um lugar)
Desenredo
(Gilvan de Oliveira)
Nhó Lorona, Guiomar
(Helena Meirelles)

FOTOS
João Castilho
Edertone Carvalho
Acervo Municipal

AGRADECIMENTOS
A todas as pessoas entrevistadas
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Ouro Branco
Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco
Prefeitura de Ouro Branco
Equipe Emvideo
VIVO

Vídeo sobre a Fazenda das Carreiras:

CARREIRAS: SÉCULOS DE HISTÓRIA

EQUIPE
Creusimeri Fernandes
Elizabeti Felix
Jaqueline santos
Luciana Fagundes

TRILHA SONORA
Barbatuques
Tangram - Chico
Prucututrá
Saecula Saeculorum
(Roseli Felix)

FOTOS E ILUSTRAÇÕES
Debret
João Castilho

ATORES
Caio Felix
Josemar Resende
Mauro Gonçalves
Vinícius Gonçalves
Vicente de Jesus
Wanderley Mendes

TEXTO HISTÓRICO
Elizabeti Felix

POESIA
Castro Alves

AGRADECIMENTOS
José Costa
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Ouro Branco
Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco
Prefeitura de Ouro Branco
Equipe Emvideo
VIVO

Vídeo sobre o Povoado de Itatiaia:

ITATIAIA - CULTURA ENTRE MONTANHAS

EQUIPE
Ariane Ferreira
Maria Beatriz
Maria Isabel
Silvana Silva

TRILHA SONORA
Cheiro de mato
Paula Fernandes

TEXTO HISTÓRICO
Maria Beatriz
Silvana Silva

AGRADECIMENTOS
A todas as pessoas entrevistadas
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Ouro Branco
Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco
Prefeitura de Ouro Branco
Equipe Emvideo
VIVO

Vídeo sobre a Serra do Ouro Branco:

SERRA DO OURO BRANCO - IMPACTO E MISTÉRIOS

EQUIPE
Clenice Batista
Fabiano Peixoto
Luisa Marilac Silva

TRILHA SONORA
Serra
(Rogério Dias)
Anjo Querubim
(Arleno Farias)

TEXTO HISTÓRICO
Raquel Dias

FOTOS
João Castilho
Açominas
Elizabeti Felix

AGRADECIMENTOS
A todas as pessoas entrevistadas
Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Ouro Branco
Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco
Prefeitura de Ouro Branco
Equipe Emvideo
VIVO