terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ouro Branco 2ª fase | Registros

AVALIAÇÃO PELOS ALUNOS DA OFICINA DE VÍDEO EM OURO BRANCO

Avaliação 1

Foi um acontecimento interessante e muito emocionante para mim que nunca sequer liguei um celular. Depois de ver o resultado de tudo que filmamos e gravamos, foi feito um filme fantástico divulgando nossa cidade. Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de fazer esta oficina maravilhosa, a todos vocês pela paciência e dedicação com todos. Vocês são maravilhosos e iluminados. Queremos uma continuação desta oficina, para que possamos fazer imagens de todos os outros patrimônios citados, divulgando assim tudo o que é maravilhoso e que existe nesta cidade do meu coração.

Creusimeri Fernandes Ferreira



Avaliação 2

A oficina de vídeo foi, para mim, uma grande oportunidade de conhecer os recursos e descobrir a praticidade de um aliado, que é um celular.

Aprendi a observar detalhes que antes passavam despercebidos e mudou o meu olhar de acordo com meu interesse e significado. Também saber da relevância histórica para a cidade dos nossos patrimônios e como transmitir para outros esse sentimento de responsabilidade.

O material fornecido pelo grupo de instrutores é de ótima qualidade. Por exemplo, a apostila é clara e objetiva. O grupo demonstra grande conhecimento e domínio do assunto.
Todos são empenhados em transmitir de modo que facilita a compreensão e assimilação dos alunos participantes.

Gostaria de sugerir que o período para o vídeo individual fosse maior, o prazo para entregar fosse maior e que não fosse em duplas. Outra sugestão: que tal sortear um celular entre os alunos?

Sem mais, “obrigada” por tudo, foi uma oportunidade única.

Elisa
Elisa Maria dos Santos Gonçalves
Av. Cláudio Manoel da Costa, 79 – Inconfidentes
36420-000 Ouro Branco – MG
Tels: (31) 3741-6362/ 9667-2652



Avaliação 3

A oficina de vídeo foi muito interessante, aprendemos o básico das mídias alternativas e passamos a enxergar a televisão e o cinema com outros olhos.

Para os participantes, notei um novo foco com relação ao patrimônio histórico da cidade. Eles aprenderam a observar e a valorizar.

O curso foi bem vindo e a Secretária recebeu várias solicitações dos participantes para ter continuação, envolvendo mais pessoas ou eles próprios.
Não sentimos o tempo passar, a equipe é muito profissional, vamos sentir falta.
Parabéns!

Elizabeti



Avaliação 4

A oficina Imagens do Futuro da Emvideo trouxe novas percepções a respeito da importância do patrimônio e de registrá-los através dos vídeos.

Os conhecimentos adquiridos na oficina, poderei transmiti-los aos usuários da biblioteca em que trabalho, através das visitas guiadas.

O curso ofereceu conteúdo histórico e técnico de forma que despertou o interesse em adquirir mais conhecimento sobre o assunto.

Com esta oficina aprendi a ter novo olhar sobre o patrimônio e a fazer registros com as preocupações das técnicas de um profissional.

Acredito que, daqui pra frente, estudarei mais a história do local em que passar com o senso mais crítico.

Jaqueline Felicidade Cruz Santos




Avaliação 5

A equipe está de parabéns.
A oficina foi ótima mas poderia ter se alongado mais para que pudéssemos nos aperfeiçoar mais.
Agradeço a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura a oportunidade de ter feito essa oficina.

Cleunice



Avaliação 6

Considerando de modo geral posso dizer que o curso foi muito bom. Professores e alunos mostraram-se sempre bem motivados e a compensação das informações foram satisfatórias.

Houve uma seqüência no desenvolvimento do assunto de modo que facilitou o entendimento por parte de todos os alunos.

As tarefas propostas foram boas e interessantes, pena que o tempo do curso seja tão pequeno, porém foi possível aprender muito.
Todos da equipe estão de parabéns.

Fabiano Madson Peixoto




Avaliação 7

Uma oficina com conteúdo muito rico. A equipe extremamente profissional, só podia deixar em cada um a vontade de realizar bons projetos voltados para a educação do lugar.
Foi encantador poder ver os resultados dos trabalhos. E a maneira como a equipe os conduziu.
Enfim, um trabalho sério, educativo e transformador.
Parabéns, a equipe é fantástica!!!

Raquel



Avaliação 8

O curso despertou a necessidade de se trabalhar com seriedade o patrimônio de nossa cidade.

Ir para campo e descobrir a riqueza que nos cerca, registrando cada momento, e podendo desdobrar os conhecimentos.

Penso que poderíamos ir mais além. Espero que possamos continuar o trabalho, para que chegue a toda comunidade e que nosso povo consiga conhecer, através dos nossos olhos, toda beleza e riqueza desta terra.

Luisa de Marilac Couto de Oliveira Silva




Avaliação 9

A oficina de vídeo foi muito boa. Com ela aprendi a ver as paisagens, as maravilhas do mundo que eu não prestava atenção antes. Aprendizado este que agregou uma visão diferente referente aos patrimônios culturais de Ouro Branco e aprimorou os meus conhecimentos para que eu possa desempenhá-los no meu trabalho.
Gostaria de agradecer todas as pessoas que contribuíram neste curso para passar para nós tantas coisas importantes com tanta dedicação.
Obrigada.

Maria Isabel




Avaliação 10

Pontos positivos:

• Material didático (apostila) disponibilizado;
• Aulas claras e objetivas;
• Cronograma das aulas;
• Disponibilidade, tranqüilidade e comprometimento da equipe (instrutores);
• Grupo coeso, interessado e feliz em estar participando;
• Uso do celular (possibilidade de fazer um excelente trabalho apenas com celular. Antes não imaginava ser possível);
• Mudança de olhar: hoje os detalhes serão percebidos sem dúvida e retratados. A análise será mais profunda;
• Oportunidade proporcionada ao grupo e à cidade (oportunidade de melhoramento);
• Oportunizar mais conhecimento sobre edição.

Luciana L. Fagundes Torrent Silveira
Rua Itaunense, 23 – Siderúrgica - Ouro Branco MG
lucianatorrent@bol.com.br




Avaliação 11

A oficina foi extremamente proveitosa. Foi um universo que se abriu para mim, pois os cursos de educação patrimonial que eu já fiz foram muito superficiais. Este curso me trouxe conhecimento tanto na educação patrimonial como no uso de novas tecnologias, que sempre foi o meu “calcanhar de Aquiles”.

A equipe foi impecável, nos auxiliou muito em todos os momentos.

Sugestão: acho que todos os participantes do curso deveriam ganhar da Vivo um celular para colocarem em prática todo conhecimento adquirido.

Maria Beatriz Alves Moreira Rodrigues




Avaliação 12

Pontos fortes da oficina:

• O conhecimento que cada instrutor detém, a capacidade de lidar com o tema;
• Os recursos (materiais) utilizados durante o curso;
• Novos olhares adquiridos pelos alunos sobre o patrimônio histórico e cultural de Ouro Branco;
• Utilização do celular para as novas práticas como recurso dentro da mídia;
• Compromisso e responsabilidade tanto dos instrutores quanto dos aprendizes;
• Mudança do olhar de cada um ao registrar, oportunidade de melhoramento;
• Organizar um cronograma para alunos aprenderem mais sobre edição.

Ana Lúcia de Morais Maia
Secretaria Municipal de Educação
Tels: 3749-6021/ 8567-5350
e-mail: anamorais@pop.com.br



Avaliação 13

O conteúdo da oficina é muito rico e, para mim, o contato com as novas mídias foi muito estimulante. O contexto tecnológico atual nos faz refletir sobre a validade dos avanços e a constante necessidade de atualização dos nossos conhecimentos como todo objeto de estudo torna-se alvo de constante aprimoramento.

Sinto-me privilegiado por ter tido a oportunidade de participar deste evento, que só me estimulou a prosseguir nesta direção.

Particularmente na área de edição que carinhosamente chamo de “minha praia”. As possibilidades que a mídia em celular oferece estão além do que eu esperava. Entretanto, gostaria que o período de aplicação fosse mais extenso para maior assimilação dos conhecimentos aplicados.

Elmo de Oliveira Alves
Rua Getúlio Vargas, 426 – Pioneiros
36420-000 Ouro Branco – MG
e-mail: elmolalves@hotmail.com
Tel: 8834-0450




Avaliação 14

Com o curso aprendemos a filmar através de um celular e saber que é possível fazer um documentário através dessas imagens.

Nós, através da oficina, conseguimos abrir o olhar em relação aos patrimônios da nossa cidade, que na maioria das vezes nos passa despercebido.
O vídeo contribuiu em relação aos meus estudos e contribuirá também na conclusão do meu estágio.

A iniciativa do projeto é de suma importância para o turismo cultural de Ouro Branco.

Ariane de F. Ferreira



Avaliação 15

A percepção visual e o conteúdo sobre vídeo foram muito bons. A equipe soube nos passar como ver as situações em “quadros” e nos ajudou a treinar o olhar para transformar os conteúdos em imagens ou depoimentos.

Eu sugiro inserir um exercício em grupo para a gravação. Tivemos muita dificuldade ao fazer a 1ª filmagem: teve gente que começou a filmar e parou no meio do depoimento, teve câmera que não funcionou e outros que até se movimentaram durante a filmagem, chamando a atenção do entrevistado e causando ruídos. Ou seja, sabíamos o que filmar, mas não como nos comportar no “set”.

Outra sugestão é em relação ao número de câmeras usadas. Os grupos deveriam ser instruídos a filmar com três câmeras, já que são ângulos demais para usar todas.
A minha maior dificuldade /desafio foi transformar em imagens um ofício. Os outros grupos tiveram a “facilidade” de fazer sobre paisagens ou patrimônios móveis. Nós tivemos que criar o interesse por algo que não se toca. E isso me ensinou a ver o que existe de especial na cerâmica Saramenha e a realizar a arte. Sugiro trazer uma oficina que aprofunde mais na edição. Se alguma for realizada, gostaria de participar.
Parabéns a equipe pelo projeto!

Gracielle Marques
Av. Cláudio Manoel da Costa, nº 79
Bairro Inconfidentes - Ouro Branco
Cep:36420-000
e-mail: gracielle_marques@yahoo.com.br
twitter: @gracimarques
telefones: 9912.2252/3741-6362 / ascom: 3749-6036