quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Agência Webvisão entrevista projeto Imagens do Futuro

02/11/09 Agência Webvisão entrevista projeto Imagens do Futuro (Notícia)

Após uma noite chuvosa, onde a cidade pela manhã ainda enfrentava o trânsito resultante de alagamentos e árvores caídas, chegamos na sede da EmVídeo para encontrar Beline e Marcos responsáveis pelo projeto Imagens do Futuro.

Claro que antes da visita procuramos conhecer um pouco da história do projeto e da própria Emvídeo, nos divertimos muito conhecendo os projetos deles no blog . Vale a visita, os textos são geniais e o humor da equipe impagável.



Na sala de reuniões, onde a mesa quadrada multicolorida combina com o ventilador de teto conversamos com Beline e Marcos na missão de compreender o processo do projeto e os conceitos que norteiam seu desenvolvimento e execução.

A trajetória e concepção da Oficina de vídeo “Imagens do Futuro” começou quando a Emvideo promoveu, junto ao projeto Trem da Vale em Ouro Preto e Mariana, oficinas de registros audiovisual dos patrimônios históricos que rodeavam as duas cidades e também coletando depoimentos de moradores no registro da história oral. Efetuando um rico trabalho que resultou em instalações audiovisuais nas estações destas cidades.



A partir desta experiência acumulada foi desenvolvido um novo projeto que complementasse este trabalho de educação patrimonial e audiovisual na formação de um olhar sobre o patrimônio para promover o reconhecimento. O foco agora é levar a ação para outras cidades e promover a multiplicação do proposta investindo na capacitação de professores da rede publica municipal para promover atividades com os alunos dentro de sala de aula. Uma perspectiva interessante que amplia o alcance da ação que espera chegar a 1000 pessoas através dos 30 professores participantes.

Neste contexto, no ano de 2009, as oficinas irão acontecer nas cidades de Ouro Branco e Barão de Cocais, escolhidas pelo rico acervo patrimonial, material, imaterial e natural. As prefeituras das cidades se tornam parceiras do projeto no apoio na seleção dos participantes e na seção do espaço utilizado para os encontros. A oficina nas duas cidades alterna momentos teóricos e práticos acerca dos temas, primeiramente os participantes conhecem um pouco mais afundo os conceitos sobre o patrimônio cultural na aula inaugural com a especialista Josanne Guerra em patrimônio cultural, depois os participantes debatem quais temas serão abordados em um debate coletivo. A linguagem audiovisual, o argumento e produção de roteiro, são o passo seguinte onde ocorre o primeiro contato com os equipamentos de captação e edição de imagens e técnicas de abordagem da produção Audiovisual. Por fim os participante vão para campo gravar para posteriormente editar o material.



Todo este processo dura 15 dias, as oficinas acontecem nos dias 19/10 a 06/11 em Barão de Cocais e de 12/11 a 02/12 em Ouro Branco. Como Informa a Yasmini da DUO cultura responsável pela gestão do projeto.

A jogada de mestre é que o projeto não acaba com o fim das oficinas, como seria o usual, ocorre ainda um retorno para acompanhar como os conhecimentos adquiridos estão sendo aplicados em sala de aula e também para avaliar os resultados junto aos participantes. O blog do projeto, que está em fase de desenvolvimento, é a ferramenta que promove a interação entre os participantes das duas cidades e também a continuação da oficina uma vez que os professores e alunos continuam a postar novos vídeos, todos os participantes poderão comentar os vídeos e trocar experiências formando uma rede de realizares unindo inclusive as cidades onde o projeto já acorreu.

O papo terminou com mais papo, interessados nas atividades da Emvídeo perguntamos quais projetos estão em execução, conhecemos os projetos “Série D”, “Os Contratadores”, “Babel” e “Todos os Sentido”, que também estão no blog da Emvideo Ilha de Manhattam junto com uma série de textos e idéias espetaculares. Foi uma manhã muito boa apesar do caos urbano, saímos da entrevista muito satisfeitos e estimulados para encontrar o próximo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário